Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

Última atualização em Quinta, 23 de Junho de 2022, 19h07

No final do ano de 1996, época em que o conceito de Tecnologia da Informação (TI) difundia-se mundialmente e englobava a simples concepção de Informática, o antigo Departamento de Engenharia e Comunicações (DEC) resolveu criar um órgão setorial responsável por adequar o Exército à revolução tecnológica que se avizinhava.

O novo órgão começou a ser delineado por um Grupo de Estudos da Vice-Chefia de Comunicações, Eletrônica e Informática (VCCEI) daquele Departamento, e o nome Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) foi sugerido. Conduzido pelo Gen Div FRANCISCO PINTO DOS SANTOS FILHO, Vice-Chefe do DEC, o grupo já previa a existência de dois centros: um para concepção e outro para operação na área de TI, cujos estudos ficaram a cargo, respectivamente, do Gen Bda MANOEL INDIANO DA FONSECA, Diretor de Material de Comunicações e Eletrônica, e do Gen Bda PAULO BENEDITO PACHECO, Diretor de Telecomunicações.

 Em 14 de março de 1997, pela Portaria Ministerial nº 140, o Ministro de Estado do Exército criou, a partir de 1° de maio do mesmo ano, ainda de forma embrionária, o Centro de Desenvolvimento de Sistemas (CDS), subordinando-o e vinculando-o administrativamente à Vice-Chefia de Comunicações, Eletrônica e Informática do DEC, com a missão de desenvolver os sistemas corporativos do Exército Brasileiro.

Os estudos no DEC continuaram, e propôs-se a transformação das antigas Diretorias de Informática (D Infor), de Telecomunicações (D Telecom) e de Material de Comunicações e de Eletrônica (DMCE), todas subordinadas ao DEC. Assim, em 17 de dezembro de 1997, o Decreto nº 2.425 criou a Secretaria de Tecnologia da Informação - Órgão de Direção Setorial do Exército - por transformação da Vice-Chefia de Comunicações, Eletrônica e Informática. Foram criados também o Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEx) e a Diretoria de Material de Comunicações, Eletrônica e Informática (DMCEI), ambos subordinados à nova Secretaria. Por conseguinte, o CDS também passava a ser subordinado à STI.

No dia 13 de março de 1998, em solenidade realizada no Quartel-General do Exército, presidida pelo Exmo. Sr. Ministro do Exército, Gen Ex ZENILDO GONZAGA ZOROASTRO DE LUCENA, o Gen Bda NILTON PAVANI FLORES assumiu as funções de Chefe do Centro de Desenvolvimento de Sistemas a partir daquela data.

No início de seus trabalhos, o efetivo do CDS organizou-se da seguinte maneira: a Divisão de Engenharia foi formada a partir da Seção Técnica da D Telecom, enquanto a Divisão de Sistemas foi constituída pela Seção de Desenvolvimento do Centro de Informática da 11a Região Militar (C Infor/11). O C  Infor/5, de CURITIBA - PR, também disponibilizou pessoal para mobiliar o Centro recém-criado.

Em relação a instalações, o CDS dividia-se em dois locais distintos: a Divisão de Engenharia, nas dependências da STI, que ocupava a antiga sede da D Infor na Esplanada dos Ministérios, e a Divisão de Sistemas, dentro do CITEx, na antiga sede do C Infor/11, no Setor Militar Urbano. Somente a partir do dia 12 de abril de 1999, após mais de um ano de funcionamento, o CDS finalmente ocupou, com todas as suas seções, o 9º andar do bloco “O”, na Esplanada dos Ministérios.

Em 26 de novembro de 1999, o Gen Bda JALDEMAR RODRIGUES DE SOUZA foi nomeado para exercer o cargo de Chefe do CDS. Em solenidade realizada no dia 10 de dezembro daquele ano, na Esplanada dos Ministérios, presidida pelo Exmo. Sr. Secretário de Tecnologia da Informação, Gen Div ADALBERTO IMBRÓSIO, o Gen JALDEMAR assumiu as funções de Chefe deste Centro, a partir daquela data.

Em 19 de abril de 2005, pelo Decreto nº 5.426, é criado o Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), resultante da fusão da Secretaria de Tecnologia da Informação e da Secretaria de Ciência e Tecnologia (SCT). O DCT passava a ser o Órgão de Direção Setorial responsável pelas atividades científicas e tecnológicas no âmbito do Exército Brasileiro, tendo o CDS como uma das organizações militares diretamente subordinadas.

Em 9 de maio de 2007, o Gen Bda ERNESTO RIBEIRO RONZANI assume a Chefia do Centro de Desenvolvimento de Sistemas, em solenidade de passagem de chefia ocorrida no DCT, presidida pelo Exmo. Sr. Gen Ex DARKE NUNES DE FIGUEIREDO, Chefe do Departamento.

Em abril de 2008, o CDS deixou sua sede no Bloco “O” da Esplanada dos Ministérios para ocupar a ala norte do segundo andar do Bloco “G” do Quartel-General do Exército, aproximando-se fisicamente do Departamento de Ciência e Tecnologia. Gozando de instalações novas, desde o mobiliário até a infraestrutura de rede lógica, o CDS também passou por uma reformulação em suas Divisões visando a uma melhor distribuição de suas atribuições internas e externas.

Em 31 de março de 2009, o Gen Bda  MARCONI DOS REIS BEZERRA, assumiu a Chefia do CDS, de acordo com o Decreto de 27 Mar 07, publicado no DOU nº 60, Seção 2, de 28 Mar 07, em solenidade de passagem de chefia ocorrida no Departamento de Ciência e Tecnologia.

Em abril de 2011, o Gen Bda AMIR ELIAS ABDALLA KURBAN, assumiu a Chefia do CDS. No mesmo ano no dia 30 de Julho de 2011, o Gen AMIR passou a Chefia do Centro para o Gen Bda Bráulio.

Em julho e 2011, o Gen Bda BRÁULIO DE PAULA MACHADO, assumiu a Chefia do Centro de Desenvolvimento de Sistemas, em solenidade de passagem de chefia ocorrida no Salão de Honra do DCT, presidida pelo Exmo. Sr. Gen Ex SINCLAIR J. MAYER, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia.

No dia 1º de maio de 2013, o CDS comemorou o seu 16º aniversário . Pronto para dar continuidade a sua missão, o Centro de Desenvolvimento de Sistemas atua com empenho na busca do conhecimento em TI e com sabedoria na sua aplicação, no intuito de preparar o Exército Brasileiro para cumprir sua missão, em tempos de guerra ou de paz.

No dia 30 de abril de 2015, às 10:00h, foi realizada uma formatura geral, no 7º CTA, em comemoração ao 18º aniversário do criação do Centro de Desenvolvimento de Sistemas (CDS), presidida pelo Gen Bda BRÁULIO DE PAULA MACHADO, Chefe do Centro de Desenvolvimento de Sistemas (CDS).

Em 05 ABR 16, após nomeação, assume a Chefia do CDS o Sr Gen Bda PEDRO SOARES DA SILVA NETO.

Em 31 de março de 2017 é nomeado, através do DECRETO DE 20 DE MARÇO DE 2017 O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o Art 84, caput , inciso XIII, da Constituição, por necessidade do serviço, no âmbito do Comando do Exército, para exercer o cargo de Chefe do Centro de Desenvolvimento de Sistemas (CDS), o Sr Gen Bda EDUARDO WOLSKI.

No dia 02 de maio de 2018, às 11:00h, foi realizada uma formatura geral, no 7º CTA, em comemoração ao 21º aniversário de criação do Centro de Desenvolvimento de Sistemas (CDS), presidida pelo Gen Bda EDUARDO WOLSKI, Chefe do Centro de Desenvolvimento de Sistemas (CDS).

No dia 13 de novembro 2018, o Centro de Desenvolvimento de Sistemas (CDS) recebeu a visita de uma comitiva do Exército do México, composta por três oficiais. A comitiva foi recebida pelo Cel EIRA, Subchefe do CDS, que apresentou as boas-vindas. Na sequência, o Cel R1 RUY MELLO e o Cel R1 CASTAÑO, ambos da então Divisão de Segurança da Informação (DSI), apresentaram o histórico da DSI e o Sistema de Segurança da Informação e Comunicações do Exército Brasileiro. Após a apresentação, o Cel R1 CASTAÑO, acompanhou a comitiva numa visita às instalações do CDS, fazendo uma breve explanação sobre os trabalhos desenvolvidos em cada divisão.

Fim do conteúdo da página